top of page

EQUIPE

2020_Eduardo_1 - skype_edited_edited_edited.jpg
Eduardo Tobias Ruiz
Sócio Fundador e Diretor

Eduardo Tobias Ruiz é sócio fundador e Managing Partner da Watt Capital. É especialista em investimentos e financiamento em energia renovável, com mais de 18 anos de experiência profissional, dos quais 15 com energias renováveis. Participou da estruturação de vários financiamentos na modalidade Project Finance, transações de M&A (compra e venda), análise e avaliação de investimentos em projetos greenfield, assessoria financeira na participação em leilões de energia, desenvolvimento de negócios, planos de negócios e pesquisas nos setores solar fotovoltaico (geração centralizada e GD), eólico e bioenergia principalmente no Brasil, mas também na Jamaica, México e Uruguai.

Liderando a Watt Capital desde sua fundação em 2020, já assessorou em torno de 20 clientes nacionais e estrangeiros no setor de renováveis no Brasil, dentre eles: Lightsource BP, Albioma, Echoenergia, SER Energia, Bolt Energia, Gold Energia, Apolo Energia, Infinito Energy, TC Solar, AXS Energia, Renobrax, Sykué Bioenergya, Terral Energia, dentre outros.

Anteriormente, foi sócio e diretor da CELA Clean Energy Latin America de 2014 a 2020, pela qual assessorou clientes locais e internacionais em 5 financiamento na modalidade project finance (R$ 971 milhões), incluindo uma debênture incentivada de projeto eólico (BBLN11), 6 transações de M&A (1.003 MW) e leilões de energia eólica e solar fotovoltaica. Também elaborou estudos de viabilidade econômica, due diligences financeiras de projetos e planos de negócios de geração distribuída. Entre seus clientes estavam EDP, EDP Renováveis, SunEdison, Martifer Renováveis, Voltalia, AES Tietê, Casa dos Ventos, Trina Solar, SunCo, Solatio, ERB Energias Renováveis do Brasil, Odebrecht Energias Renováveis (Atvos), Renobrax, Neoenergia (Iberdrola), Sebrae / BID / OEI, Statoil (Equinor), GreenYellow, Eólica Tecnologia, STEAG etc.

Antes do CELA, por mais de 4 anos, foi responsável pelas áreas de Project Finance e Desenvolvimento de Negócios da ERB - Energias Renováveis do Brasil, liderando a estruturação do primeiro financiamento de projeto wood-to-energy do Brasil na modalidade project finance. Também trabalhou nos departamentos de Desenvolvimento de Negócios e M&A da Infinity Bio-Energy, participando da aquisição e investimento de mais de US$ 300 milhões em usinas de cana-de-açúcar no Brasil e na Jamaica. Também trabalhou por um breve período na Bloomberg New Energy Finance na Austrália e no JP Morgan Chase no Brasil.

Tobias é cofundador e coordenador da Força-Tarefa de Hidrogênio Verde na ABSOLAR. É membro titular da Câmara Temática de Abertura e Crescimento do Mercado e Competitividade no âmbito do PNH2 – Programa Nacional do Hidrogênio. Representa o Brasil no grupo de trabalho do Cigré de Certificação de Eletricidade Usada para Produção de Hidrogênio, coordenado pela CCEE. Também foi cofundador e vice coordenador do Grupo de Trabalho de Financiamento de Projetos da ABSOLAR (2016-17), membro da equipe de especialistas em finanças do Clean Energy Finance Solutions Center do NREL (National Renewable Energy Laboratory; 2016-18), e membro do Subgrupo de Energia Renovável do CBI (Climate Bonds Initiative; 2017-18).

Tobias é professor convidado da FGV Management desde 2014, atualmente lecionando as disciplinas “Avaliação de Projetos do Setor Elétrico” e “Financiamento no Setor de Energia Elétrica”, no MBA Executivo em Administração de Negócios do Setor Elétrico; na Head Energia leciona o curso “Análise de Investimento em Usinas Centralizadas Renováveis”; e, na FIA Business School, lecionou de 2015 a 2020 as disciplinas de “Project Finance”, no MBA em Finanças, e “Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos”.

É autor dos livros “Análise de Investimento em Projetos Greenfield de Bioenergia” (2015) e “Análise de Investimento em Projetos de Energia Solar Fotovoltaica” (2021), além de diversos artigos sobre investimentos e financiamento de projetos de energia renovável no Brasil. Palestrou e/ou moderou em mais de 30 conferências sobre energia renovável no Brasil e na Alemanha. Tobias é Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Mestre em Bioenergia pela FGV-EESP, USP-ESALQ e EMBRAPA.

image9 - cópia 5_edited.jpg
André Contani
Associado

André Contani é Associate da Watt Capital desde 2021, com mais de 13 anos de experiência em gestão de empresas e consultoria. Suas áreas de especialidades incluem finanças, estratégia, administração, logística, operações, planejamento, consultoria, desenvolvimento de negócios, treinamento e palestras.

 

Anteriormente, trabalhou em empresas de construção, manufatura e consultoria. Dentre elas, a Deloitte ­– atendendo a organizações em setores como logística/transporte, infraestrutura, construção, varejo e indústria de bebidas – e a empreiteira Terrassis. Nesta, foi responsável pela gestão administrativa, liderando o planejamento, compras, recursos humanos, tecnologia da informação, contabilidade, marketing e comunicação interna.

 

André é atualmente doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui mestrado em Administração (2020), MBA em Inteligência de Negócios (2017) e bacharelado em Engenharia Mecânica (2008) pela mesma instituição. É professor em cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas e Logística.

bottom of page